Marketing Digital em Tempos de (Pós) Pandemia


-atualizado-

A pandemia do Coronavirus trouxe uma grande crise mundial, tanto na área da saúde como econômica. Essa é uma realidade triste que já afeta a todos nós, quer queiramos ou não.

Além daqueles que estão doentes, a rotina da maioria dos brasileiros mudou devido a quarentena. Ficamos consternados, sabendo que muitas famílias estão sofrendo ao redor do mundo, e tantos outros acabaram ficando sem ter onde tirar o sustento para o pão de cada dia. Uma lástima!

Contudo, como dizem, em toda crise há também oportunidades. Por mais paradoxal que seja, não é diferente nos dias atuais. O momento exige criatividade, portanto reinvente-se, recrie-se! E uma forma de seu negócio não sucumbir em meio a essa quarentena gerada pela pandemia é através do marketing digital. As empresas que investiram antes, agora estão obtendo um novo fôlego para atravessar a crise; porém aquelas que ainda não investiram, esse é também um excelente momento para começarem.

Com as pessoas dentro de suas casas, em quarentena, o número de acessos e negócios online tem aumentado bastante em todo o mundo. A Amazon, por exemplo, anunciou uma grande contratação para conseguir atender a demanda. A internet tornou-se uma aliada dos comerciantes e consumidores. O comércio digital representava apenas 5% do faturamento do varejo no país, já em 2021 essa taxa chegou a 11,6% - dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Seja para uma renda extra, ou para turbinar o seu negócio, invista no marketing digital! Certamente você colherá bons frutos. As pessoas estão fazendo negócios online e você também pode. E para não errar na hora de investir, conte com quem já tem experiência no ramo. Como consultor de marketing tenho atendido clientes que estão migrando suas empresas para serem híbridas e outros montando o próprio negócio totalmente de forma digital. Os clientes que contratam a consultoria, geralmente já iniciaram um projeto e sentiram alguma dificuldade. Então, procuram ajuda de um especialista.

Atualmente estamos num momento de amadurecimento do marketing digital e de muita concorrência. No período de lockdown no auge da pandemia, os negócios online explodiram, houve um grande aumento. Muitos nichos ainda estavam vivenciando um "oceano azul" com poucos players, o que favoreceu os novatos. A tendência para os próximos anos é de um ambiente bem concorrido, ou seja, a necessidade do profissionalismo e  excelência para diferenciação do negócio aumentam bastante. Entretanto, isso não quer dizer que o mercado digital está saturado, pelo contrário, ainda há muito o que crescer.

Caso você queira montar um negócio online ou já tenha um e está encontrando dificuldades, sugiro que se inscreva na newsletter, entre para o grupo VIP que sempre tem dicas e novidades. Contudo, se deseja um estudo mais sistemático, pra quem está começando no digital, geralmente recomendo o FNO, um curso bem completo e fácil de acompanhar. Clica nesse Link  e confira! Qualquer dúvida, você pode me procurar. Vamos juntos nessa caminhada!


Utilizando o WhatsApp Marketing

 Whats App Marketing

-atualizado-

Dicas Profissionais Testadas em Campanhas de Sucesso

Antes de mais nada quero garantir que o que você lerá em seguida será um conteúdo prático, e com experiências comprovadas (nada de embromação ou coisas apenas teóricas). Então, que você usa o WhatsApp já sabemos (mais de 96% dos usuários de smartphones utilizam esse aplicativo), mas, será que você tem aproveitado suas potencialidades nos negócios? Abaixo algumas dicas para usar com eficiência o WhatsApp Marketing. Então vamos lá!

VOCÊ SABE MESMO O QUE É O WHATSAPP?

Dependendo do uso que você dá ao aplicativo, ele pode ter uma função distinta. Independente de qual versão do aplicativo você vai usar (se é a normal ou a business), para o mundo dos negócios ele torna-se um Canal de Atendimento Ao Cliente. Preste atenção porque nisso consiste o maior segredo do uso do WhatsApp Marketing, encare-o como uma ferramenta profissional de atendimento ao cliente. Fazendo isso, você utilizará o aplicativo com mais eficiência em seus negócios, 

Essa dica de ouro traz algumas implicações muito sérias. A primeira delas é que, obviamente, você deve prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes. Isso pode parecer algo muito elementar, mas, algumas campanhas de WhatsApp Marketing que fizemos não tiveram o resultado pretendido, porque houve uma falha no atendimento. O que queremos dizer é que, você deve estar consciente de que o sucesso das vendas, ou fechamento de novos negócios, depende muito mais do atendimento que será prestado durante e após as ações no WhatsApp. Dessa forma, o WhatsApp Marketing feito corretamente irá trazer o cliente até você, mas, o que fazer quando o cliente chega, já tem a ver com o atendimento.

    (⌐■_■) No final tem uma DICA pra quem quer chegar no nível Pró!!

ONDE ESTÁ O CLIENTE?

A segunda coisa importantíssima no uso do WhatsApp Marketing é a organização da base de dados. Os dados dos seus clientes e contatos estão devidamente organizados na agenda do seu celular? Caso você utilize uma plataforma, já organizou os dados lá também?

Uma das questões que envolve o WhatsApp Marketing é que muitos empresários querem usar o aplicativo para mandar mensagens a desconhecidos, ou a uma lista comprada, ou seja, o famoso spam. Pode parecer maravilhosa e atrativa a ideia de mandar a sua mensagem para todas as pessoas que utilizam o aplicativo na sua região – e isso é possível – mas, atenção! Essa pode ser a pior coisa que você fará com o WhatsApp. Por dois motivos principais – primeiro, é contra as regras do WhatsApp; e a empresa irá puni-lo com um grande banimento ou até exclusão permanente da sua conta. Em segundo lugar, ao invés de atrair as pessoas para o seu negócio, essa péssima ideia terá justamente o efeito oposto.

Então, como atrair novos clientes para o meu WhatsApp? Uma boa forma para atrair novos leads é a gestão do marketing digital com esse foco. Entretanto, o importante é que você saiba organizar e categorizar satisfatoriamente os seus contatos atuais, assim, os novos que chegarem já serão inseridos de forma correta. E utilize a opção listas de transmissão dentro do WhatsApp (esse é o famoso “pulo do gato”).

PLANEJE O QUE VOCÊ VAI ENVIAR NO WHATSAPP

Pode parecer algo complicado, mas, não é tanto assim. Quanto mais você conseguir planejar as suas ações, melhores resultados você terá pelo WhatsApp. A questão é simplesmente a seguinte: se você mandar todos os dias a mesma coisa, de manhã a tarde e à noite, para os seus contatos, possivelmente, em pouco tempo eles começarão a lhe bloquear. Ficar mandando apenas “bom-dia!” também não é algo muito atrativo.

Então, planeje os seus envios! Pense no que poderá ser enviado em cada dia da semana. E se possível, mais de uma vez ao dia, caso tenha conteúdo para isso. Tente não ser repetitivo, nem chato. Faça esse Canal de Atendimento valer a pena! Coloque-se no lugar da outra pessoa, e pergunte-se: isso que vou enviar, acharia legal se eu recebesse de alguém?
Uma campanha de WhatsApp Marketing geralmente deve ter um envio alternado de dias, ou seja, dia sim, dia não, durante uma semana. E se tiver uma variação melhor ainda. Por exemplo, numa campanha de sucesso com um cliente na área de moda, enviamos um box informativo em um dia, dois dias depois a imagem do produto, dois dias depois um micro-vídeo, dois dias depois o primeiro box novamente. Na semana seguinte foi uma variação com chamadas diferentes. Nos intervalos foram outras interações. Mesmo que você não seja um especialista em planejamento de mídias, você pode e deve planejar os seus envios.

ENVIE CONTEÚDO BEM-FEITO E RELEVANTE

Essa dica é muito preciosa também. Claro! Não adianta todo o esforço anterior, se o que você irá comunicar não for algo atrativo e relevante. Pense no que será comunicado. Seja uma mensagem escrita, imagem ou vídeo, deve ser bem-feito. A frase que você vai escrever, como irá dizer, e a forma como apresentará, são fundamentais. Se usará ou não emoctions, se terá uma imagem, tudo importa. E atenção, o conteúdo relevante para um público, pode ser irrelevante para outro. Ou seja, conheça o seu público, saiba para quem você está enviando aquela mensagem.
Imagens, banners, box, vídeos, devem ser feitos por um profissional. Esse é um momento muito sério e importante. Sua marca será avaliada pelo conteúdo que você envia. E antes de enviar para um grupo ou lista de transmissão, mostre para uma ou duas pessoas e peça opinião. Ter alguém para revisar e com um outro olhar é sempre bom!

FIQUE ATENTO PARA INTERAGIR

O grande momento chegou, você disparou aquela mensagem bonitona para mais de cinquenta listas de transmissão. E agora? O normal é que as pessoas comecem a interagir. Elas responderão com comentários, perguntas e assuntos diversos. Em alguns casos, aquela mensagem serviu apenas para lembrar o cliente que você existe e ele responderá perguntando algo que não tem nada a ver com o que você enviou. Tudo bem! Responda com clareza e atenção. Em alguns casos o volume de respostas aos envios é gigantesco. Nessas campanhas com muita interação, aconselhamos duas pessoas ficarem respondendo aos contatos. Uma abre o aplicativo no computador e outra fica no celular.

Essa etapa é muito importante, pois, você pode perder um cliente por não responder a tempo. Vamos supor que você me envia um anúncio de um produto novo que chegou em seu estoque. E é justamente o que eu estava procurando. Então, respondo ao seu envio perguntando se tem a possibilidade da compra ser efetuada pelo cartão de crédito. Só que não recebo resposta nenhuma. Nesse momento, vou a outra loja atrás do produto, e compro ele. Dois dias depois você me responde que sim, só que aí já é tarde. O cliente não pode ficar “no vácuo”, ou seja, sem resposta. Lembra da questão do Canal de Atendimento? O cliente deve ser atendido, e se preciso for, até ligue afim de sanar a dúvida dele.

E se ninguém interagir? Não entre em pânico, isso pode acontecer também. O bom do WhatsApp é que pelo menos tem como você saber se foi visto, se a mensagem foi entregue e visualizada (a última atualização trouxe um recurso onde é possível a pessoa ver e ficar oculta, ou seja, o outro não saberá se a pessoa viu ou se esteve online). A falta de interação pode se dar por vários motivos. O principal deles pode ser que o conteúdo não foi relevante o suficiente para gerar uma interação. Isso acontece muito com listas de telefones “compradas”, ou envios sem prévia autorização do cliente. Faça uma reflexão sobre os possíveis motivos, faça os acertos e tente novamente.

Veja essa matéria sobre as funcionalidades do WhatsApp - e tem atualizações a caminho.

TEM MAIS?

Há muito mais a ser dito sobre o WhatsApp marketing. Caso você realmente queira levar a sério o uso do WhatsApp nos negócios, aconselho utilizá-lo em conjunto com outras ferramentas do marketing digital. Clique nesse link de um curso que vai trazer excelentes estratégias para o uso do WhatsApp em seu negócio. Tipo, quer ter uma lista de contatos relevantes que estão dispostos a comprar? Lá tem estratégias para isso. Quer saber como alcançar mais pessoas pelo app? Tem também. Quer exemplos de textos e como planejar as ações? Ah! Vai lá e confere! Caso se arrependa, me fala.

 

© all rights reserved
made with by templateszoo