Agora que você conhece as funcionalidades do WhatsApp chegou o momento de falarmos sobre uma vantagem em específico, a automação. Lembrando que estamos falando de um aplicativo de comunicação direta. Ou seja, nenhuma automação terá o mesmo efeito que uma conversa pessoal. Contudo, em alguns casos, a automação é muito útil e traz benefícios. Incentivo o uso da automação para ajudar, dinamizar, e não substituir. Essa é uma boa discussão, e pertinente especialmente quando o assunto é uma campanha de WhatsApp marketing.
WhatsApp Business - Automação Nativa
Quando falamos em automatizar as mensagens no WhatsApp, a versão Business do aplicativo tem um destaque especial. Falamos um pouco sobre ela em outro post, mas podemos destacar as funcionalidades:
- Perfil Comercial (Descrição da empresa) — Apesar de não ser bem uma automação, mas, quando você insere informações sobre o seu negócio (endereço, contatos, site, horário de atendimento); coloca um catálogo de produtos; faz um campo de FAQ; meio que automaticamente você já está respondendo a algumas dúvidas que os clientes venham a ter. Por isso, é muito importante caprichar nessas configurações.
- Métricas e Estatísticas — é possível saber quantas mensagens foram recebidas, quantas foram enviadas, quantas não foram lidas, tudo através das estatísticas da conta. Dados que são coletados automaticamente.
- Conversas Personalizadas (mensagens automatizadas) — possibilita a configuração de mensagens de boas-vindas ou de ausência, respostas rápidas. Essas mensagens podem ser disparadas conforme algumas palavras-chave que os usuários mencionam.
O WhatsApp Business tem outras funcionalidades e vantagens que ajudam o atendimento, como as tags (categorização de conversas), grupos, e o fato de poder ser usado em mais de um dispositivo simultaneamente. Assim, quando focamos no relacionamento e comunicação, todas essas funções aliadas à automação são potencializadas. Então, a primeira grande dica nesse caso é, capriche na configuração e informações que irá colocar no aplicativo, complete tudo que for possível.
Plataformas de Automação no WhatsApp
Algumas ferramentas no mundo do martech surgiram para potencializar ainda mais a automação do WhatsApp Business. Como por exemplo, o botão de atendimento via site - a pessoa entra em seu website e lá tem o botão de whatsapp onde já direciona para uma conversa; a captação de leads em seu site; programação de campanhas e gestão de grupos. Os e-commerces utilizam essas plataformas como um excelente método de comunicação, além de poder fazer uma gestão de atendimento e até serviço de pré e pós venda.
No caso de empresas com um grande volume de atendimento, é possível instalar a versão com API (uma sigla em inglês para Application Programming Interface) que faz a transmissão de dados ao sistema da empresa. Já utilizou o atendimento via WhatsApp de alguma telefônica? Você pede o código de barra da sua fatura, o bot identifica a palavra-chave, vai no seu cadastro e busca a sua fatura, e lhe envia o código, automaticamente. Essa integração e automação só é possível graças à API. São muitas possibilidades, e algumas plataformas já estão se utilizando dessa ferramenta. Algumas, infelizmente, para o envio de mensagens massivas (incentivando o spam). No caso da API, há como burlar as limitações do aplicativo de comunicar-se apenas com quem lhe dá essa permissão.
Até entendo que o sonho de todo comerciante é comunicar as suas ofertas a toda população do planeta e assim vender mais. Contudo, imagine se você recebesse diariamente milhares de mensagens em seu WA de inúmeros comércios. Seria insuportável, não? Por isso, devemos evitar essa comunicação invasiva. Dentre as boas práticas do marketing de conteúdo o spam é proibido.
Campanhas e Plataformas para WhatsApp Marketing
Então, você resolveu que irá fazer uma campanha para divulgação do seu produto ou serviço pelo WhatsApp, não é? Já sabe que existem automações, plataformas e ferramentas que irão lhe auxiliar nessa tarefa, e imagina que irá comunicar-se com milhares de pessoas fechando muitos negócios. Calma! Preciso fazer dois alertas iniciais sobre WhatsApp marketing.
Primeiramente, o mais difícil para essas campanhas é ter uma base de leads qualificados. Por isso, o planejamento e estratégias para captação dos leads são muito importantes. Nesse caso, um formulário ou landingpage são muito úteis. Recomendo o uso da E-Goi. Além do plano gratuito, você já atua juntamente o e-mail marketing como mídia de reforço (ou vice-versa).
Com o sistema WhatsApp Leads da E-Goi você consegue captar os dados, salvar em uma base de dados e integrar para envio de mensagens com aplicativos, tipo o ZapCloud. Uma forma de fazer essa captação pode ser formulário no seu próprio site (daí divulga o site), ou leva direto para uma landingpage para catação via anúncio do Google Ads ou FaceAds. Também é possível utilizar plataformas para a gestão de grupos. No caso de vários grupos e muitos leads, talvez seja bastante útil. Ferramentas como o DevZap são uma mão na roda (ou no teclado). Tudo vai depender da estratégia de sua campanha e do seu planejamento.
Agora faço o segundo alerta. Uma plataforma para captação dos leads é necessária, e o quanto antes você instalar melhor para ir se organizando. Contudo, as ferramentas para gestão e envio de mensagens são necessárias apenas quando o número de leads é maior do que a sua capacidade manual de ação. Digo isso por causa do custo dessas ferramentas, e que o próprio WhatsApp Business já oferece recursos para sua atuação individual. E com a chegada do WhatsApp Business Premium, outras funcionalidades chegarão. Ou seja, você deve observar o seu planejamento o volume de interações e daí contratar ou não a ferramenta adequada, que certamente ajudará muito.
Repito que o contato pessoal é sempre o melhor. Mas, no caso das mensagens automatizadas, tente colocar-se no lugar do interlocutor. Conhecendo melhor o seu público você pode usar termos mais específicos e uma linguagem que se identifica melhor com eles. Daí não fica parecendo tanto um robô que está falando. E você pode até se antecipar a algumas dúvidas.
Portanto, a automatização com o WhatsApp é possível e pode ser bem útil. Ao usá-la, prepare bem o seu aplicativo, defina a mensagem enviada de acordo com o público, faça campanhas com captação de leads e criação de grupos para tornar a comunicação mais fácil. Use as plataformas e ferramentas ao seu favor, mas, com cuidado e estratégia. Dependendo do volume de mensagens, a API pode ser uma boa solução. Evite spam e sempre que possível faça contatos pessoais. O que podemos esperar disso são bons negócios fechados.
Quer saber como montar uma estratégia comercial de WhatsApp marketing, com scripts e funil preparados? Clique no link e confira!