Tenho percebido nos últimos anos um aumento no uso de e-mail marketing. Essa percepção foi validade por uma pesquisa recente mostrando que o Brasil envia diariamente mais de 8 bilhões de e-mails. Realmente não dá para ignorar esse meio de comunicação.
Ao aliarmos isso à crescente onda de plataformas para o envio de e-mails, muitas oferecendo um serviço gratuito, temos a volta de uma tendência. Eu não chamaria de uma "segunda onda" do uso do e-mail marketing, porque na verdade ele nunca deixou de ser usado. Mas, agora está mais acessível e fácil realizar campanhas de email marketing. Por isso, quero lhe fazer um convite, vamos juntos testar o E-Goi e ver os resultados em uma campanha prática de e-mail marketing. Farei uma série de postagens com análises a respeito e mostrando uma estratégia real de campanha (talvez uma série de 4 postagens semanais ou mais). Vamos lá?
Estratégia e Plataforma - RD Station, Locaweb, MailChimp e... E-Goi
Uma estratégia de e-mail marketing tem que ser pensada e planejada para estabelecer relações duradouras. Afinal de contas, você não quer enviar e-mails excessivamente, de forma que eles sejam vistos como spam, mas também não quer enviar poucos e-mails, para não cair no esquecimento. Ou seja, é um meio de comunicação que deve ter uma periodicidade para que esse canal permaneça aquecido.
Lembro-me quando trabalhava em agência de publicidade que cobrávamos por produção e disparo de cada e-mail em uma campanha. Era cobrado o valor do criativo, da plataforma que seria usada, do plano e gestão da campanha. Hoje essa mecânica está bem facilitada, graças às plataformas. Como as opções não eram tantas, geralmente as agências preferiam o RD Station, Locaweb, MailChimp, e alguma outra opção. Depois foram chegando boas opções no mercado, inclusive a portuguesa E-Goi.
Uma das mudanças de planos gratuitos (e um diferencial que vi na E-Goi) são as funcionalidades, que vão além da produção e disparo do e-mail. No caso, uma das maravilhas da E-Goi é que você pode segmentar seus e-mails, pode automatizá-los e até ter estatísticas sobre quantas pessoas o leram. Além de poder criar landingpages, formulários, pop-ups e até integração com o WhatsApp. São muitas as possibilidades! E isso faz toda diferença quando você encara o e-mail marketing como um canal acessível de atendimento ao cliente.
Imagine que um internauta achou o seu blog, leu uma postagem, gostou e resolveu se inscrever em sua newsletter. Automaticamente ele recebe um e-mail de agradecimento. Depois de uns dias ele recebe outro e-mail o convidando novamente a voltar para o blog, automaticamente. Na próxima postagem, você envia um e-mail para todos os inscritos. No dia das mulheres, você envia um e-mail só para as mulheres que se inscreveram. E assim, você vai se comunicando com seus leitores. Fantástico, não é? Concorda que usar uma ferramenta para isso facilita muito? Então, bora pra prática!
Prazer E-Goi! Começando Sua Campanha -
Para realizar esse teste juntos iremos:
- montar uma plano de campanha;
- fazer uma landingpage para captura de cadastros;
- automatizar os e-mails;
- analisar os resultados obtidos.
O primeiro passo é entrar na E-Goi e fazer o seu cadastro gratuito no plano Social One. Basta clicar na Imagem ao lado.
Você será redirecionado ao site da E-Goi e deverá clicar no botão "Criar Conta Grátis" (conforme imagem abaixo).
O grupo Statisa fez um levantamento em outubro de 2021 e trouxe os seguintes dados a respeito de E-mail Marketing:
- 77% das empresas entrevistadas afirmaram que viram um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes via e-mail durante a pandemia.
- 8 em cada 10 consumidores abrem e-mails de boas-vindas.
- O Brasil tem uma taxa de abertura de e-mails transacionais de 20,39%.
Tipos de E-mail Marketing
Com a conta criada chegou a hora de montar a estratégia da campanha. Para isso, procure definir o que você quer com o e-mail marketing. Pode ser:
• E-mails promocionais - comunicam promoções e ofertas, como por exemplo, uma promoção de um bilhete para uma viagem de avião ou um voucher de desconto num e-commerce.
• e-mails transacionais - têm a função de comunicar transações e processos, como um recibo de uma compra online ou aviso que a compra já foi despachada.
• e-mails relacionais - são aqueles que têm o objetivo de manter uma interação com a base de contatos, como é o caso das newsletters e a divulgação de eventos.
Então é isso! No próximo post irei tratar do plano de campanha e criar a estrutura inicial no E-Goi, para depois montarmos e enviar o e-mail. Ah! Inscreva-se na newsletter (via popup ) que lhe manterei informado(a) sobre as postagens, você entrará num grupo vip e já verá um exemplo de automação em sua caixa de e-mail. Volta lá na home e se inscreve, é rapidinho!