As datas comemorativas sempre foram um grande ensejo para o marketing promocional. Dessa forma, num planejamento de marketing anual, são contempladas as principais datas e pensadas as ações promocionais que trarão um pico de vendas nesses eventos. Várias estratégias são utilizadas para atrair o cliente e aumentar as vendas. Desde descontos, combos, propaganda, anúncios, ponto de venda personalizado, cupons, sorteios, lives, e por aí vai. Assim, utilizo aqui o termo marketing promocional, não como uma estratégia específica de marketing, mas, todas as ações pensadas e utilizadas em datas especiais como Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, dentre outras.
A semana da Black Friday chegou, e esse evento traz muita agitação no comércio com várias ações promocionais. Realmente ela tornou-se uma data bem especial, e até mesmo eu espero aproveitar a ocasião com boas compras. Contudo, ainda encontro pessoas, e até comerciantes, que ainda não entenderam a dinâmica da coisa. Como é o caso do consumidor que acha que tudo ficará mais barato nessa data, e o lojista que fará ações apenas na sexta-feira. A questão é que, como qualquer outra ação de marketing, a Black Friday também passa (ou deveria) por um planejamento e preparo. E mais, deveria estar inserida num contexto de plano maior.
A Importância do Planejamento de Marketing
Durante o planejamento estratégico de marketing (anual ou trimestral) várias questões devem ser abordadas que vão além da data ou evento específico.
Por exemplo, no caso da Black Friday, o comerciante que se preparou, fez nos meses anteriores uma previsão orçamentária para um bom pedido (com volume) aos fornecedores, negociando descontos agressivos; fechou o mês de outubro já sabendo quais produtos no estoque estão parados, que são os que recebem maiores descontos para a data; e já montou sua estratégia de divulgação e anúncios visando esses produtos. Percebe que um fator como o estoque, é uma questão que irá impactar todo o promocional do evento? Ainda, caso o estoque esteja abarrotado de produtos, a Black Friday deve ser estendida para uma ou duas semanas antes; caso o estoque seja pequeno, promoções apenas na sexta. Ou seja, para o lojista a Black Friday começou meses atrás, para o departamento de marketing também. Geralmente, o planejamento é uma rotina do profissional de marketing, que nesse momento, já está com a mente voltada para 2023. Por essa razão, inclusive, que muitas empresas já estão (ou deveriam) com o planejamento estratégico de marketing de 2023 prontos.
Exatamente no contexto anual, de longo prazo, é que as ações do marketing promocional podem criar mais força. Quando pensamos na "Promoção" (dos 4 P's) no sentido da comunicação, divulgação da marca, uma data fortifica a outra. Assim, se no Dia das Crianças foi feito uma grande divulgação para venda de um produto específico, o público impactado se lembrará da marca ao receber novo impacto na Black Friday, e outro impacto no Natal. Ou seja, se o possível cliente não comprou em outubro, pode ser que compre em novembro, ou ainda, em dezembro. Olhando verticalmente, se na campanha do Dia das Crianças foram alcançadas 200 mil pessoas, na Black Friday com novos anúncios, vamos supor que outras 100 mil serão impactadas, e no Natal suponhamos outras cem mil (além daquelas anteriores), ao final do trimestre o alcance da marca foi de 400 mil pessoas (hipoteticamente). Ao passo que, se focassem os anúncios apenas em um evento, o alcance final seria a metade. Já experimentei os benefícios (bons resultados) do olhar longitudinal do planejamento de marketing na prática com alguns clientes, enquanto já amarguei eventos com resultados medíocres (enquanto poderiam ser muito bons) por ações isoladas.
As ações de marketing promocional, quando num contexto de planejamento maior, trazem mais resultados, inclusive ao branding. A marca ficará mais conhecida e desejada, os clientes mais informados e lembrados, os produtos destacados no meio da concorrência. Por exemplo, minha caixa de e-mails tem recebido muita publicidade ultimamente, contudo, as que mais chamam-me a atenção, são de empresas das quais já tive algum impacto ou experiência anterior. Nesse caso, abro esses primeiro, e talvez, nem abra os demais. Isso chama-se fidelização de clientes. Outro benefício é a atração de novos clientes. Com a publicidade sempre ativa (Portanto, ao olhar para a Black Friday desse ano, uma das reflexões que pode ser feita é sobre o planejamento estratégico de marketing. De fato, o planejamento, afeta positivamente as ações do marketing promocional como um todo, não apenas de uma data específica. Ele potencializa também a gestão da marca, influência com clientes e alcance de novos consumidores. Entretanto, um dos grandes benefícios do planejamento é fazer com que o comerciante aproveite ao máximo cada data com ações de grande impacto. Porque, quem não se preparou, pouco adianta investir em anúncio nessa semana, quando os leilões do Google estão altos (cpc) e os anunciantes já estão "surfando" em alto mar, enquanto o incauto começando a remar.
E você, também vai aproveitar essa Black Friday? Eu tenho dois cupons de descontos que deixei nas imagens acima. Confira! Qualquer dúvida me fala.