Dicas Para Quem Vai Começar Um Negócio No Instagram

Dicas de como criar uma conta profissional no Instagram ou para quem vai começar uma negócio por lá. Surpreenda-se com o estudo de HashTags.


O Instagram pode até ter começado como um aplicativo de celular para compartilhar fotos, mas, evoluiu para uma mídia social de diversos formatos e possibilidades. Com mais de 1 bilhão de usuários - cerca de 60% dos quais usam o aplicativo diariamente - o Instagram é a plataforma perfeita para aumentar seu público e criar reconhecimento de marca (sim, estou falando de fazer negócios por lá). De fato, 83% dos usuários disseram que descobriram novos produtos ou serviços via Instagram, e provavelmente você seja um desses. Por isso, se ainda não tem, você deve colocar sua marca por lá. E realmente, é fácil começar! Nesse post colocarei algumas dicas para quem está começando, ou já tem um perfil comercial e gostaria de observar alguns pontos importantes por lá. 

1.Crie uma conta Profissional 

Quando você instala o aplicativo no celular e abre, em poucos passos já consegue criar uma conta. Como essa será uma conta para divulgar o seu negócio, coloque o nome de sua marca e não o seu. Então, já tenha preparado uma imagem para a foto de perfil (pode ser uma logomarca, caso tenha uma), e pelo menos uma imagem ou vídeo para postar. 

Após esses passos iniciais, vá em Configurações>Conta e transforme a sua conta em uma "conta empresarial" (ou "conta profissional"). Essa mudança aponta para o Instagram que se trata de um negócio, e ele solicitará outras informações. Uma delas é  a categoria do seu negócio, uma das opções é a de criador de conteúdo (que lhe habilita a mais opções, tipo, um catálogo maior de músicas para ser usado no stories). Com uma conta de empresa ou criador de conteúdo, você tem acesso a insights adicionais, análises, capacidade de anunciar e benefícios especiais de perfil (como informações de contato). E acredite, esses benefícios fazem diferença.

Ah! Você não precisa mudar a sua conta pessoal do Instagram para profissional, pode manter as duas no mesmo aparelho sem problemas.

2. Otimize seu perfil

Agora que o seu perfil foi criado e sua marca já está presente no Instagram, chegou a hora de aparecer para todo aquele público falado, certo? Mais ou menos! Na verdade, as pessoas precisam achar o seu perfil para poder ver o seu conteúdo. Existem algumas ações a serem feitas que facilitam as pessoas a encontrá-lo nas pesquisas e aprender sobre o seu negócio, e quem sabe, seguir o seu perfil.

  • Usar uma foto de perfil com boa qualidade e criativa - essa é uma forma de se destacar.
  • Ter nome de usuário e nome pesquisáveis - quanto mais simples, melhor.
  • Escolha a categoria correta para o seu negócio - isso ajudará nos buscadores.
  • Escreva uma biografia envolvente e descritiva - direta, curta, criativa.
  • Incluir informações de site e contato - muitas pessoas buscam justamente essas informações.

3. Use hashtags nas postagens 

As hashtags ajudam a categorizar o seu conteúdo. Isso quer dizer que se alguém fizer uma busca por "petshop Brasília" e você tiver marcado essa hash em seu post, tem uma grande chance da sua postagem ser recomendada. Você pode usar até 30 hashtags por postagem. Mas, calma, não precisa usar todas, use uma estratégia. Escolha pelo menos uma hashtag relevante para que os usuários possam encontrar a sua empresa.

Dependendo da sua estratégia, você pode ter uma categorização própria. Geralmente, indico usar pelo menos uma hash específica do post, uma para o tema e outra para a marca. Nesse caso, você pode fazer uma busca para saber quais as mais usadas (trends) e colocá-las também. Por exemplo, você fabrica bolos no pote, daí faz um post do novo modelo de brigadeiro. Quais hashs usar?

  • Específica:  #bolonopotebrigadeiro, #bolodebrigadeiro, #brigadeirogourmet
  • Tema/correlação: #bolonopote, #bolodepote, #confeitaria, #docegourmet
  • Marca/local: #nomedaempresa, #nomedaempresacidade, #nomedaempresabairro, #bolodepotenomedaempresa, #bolodepotecidade
  • Pesquisa: #bolodepotegelado
Um bom site para pesquisar hashs em alta é o AllHashtag. Contudo, coloque apenas hashtags que tem a ver com o seu negócio e a postagem, senão é um "tiro no pé". Ah! E para funcionar direitinho, a postagem (conteúdo) deve ser bem feita também.

4. Saiba o formato que irá postar

 Acho que nem preciso dizer que o conteúdo da postagem é o mais importante, certo? Contudo, alguns formatos favorecem determinados conteúdos. Como hoje em dia há uma variedade de maneiras para você compartilhar conteúdo e envolver seu público no Instagram, escolha o mais adequado.
  • Imagens - Quer passar uma mensagem rápida e direta? Use uma imagem. Quer contar uma história, ou envolver o público em dicas? Use imagens em sequência num carrossel. Quer mostrar sua opinião, ponto de vista, descrever as qualidades de um produto? Faça um blogpost, uma imagem com textão na legenda. Suas postagens podem ter legendas com até 2.200 caracteres. Tenha em mente que as duas primeiras linhas da sua legenda aparecerão antes de um "Leia mais". Com isso em mente, escreva as duas primeiras linhas para ser envolvente ou incitar a curiosidade. É verdade que o Insta favorece vídeos, mas, tenha em mente que imagem também chama a atenção. Entre um vídeo ruim e uma imagem boa, certamente é melhor postar a imagem. Alguns perfis de clientes acabam mostrando muito engajamento com imagens.
  • Stories. - Os stories são fotos ou vídeos que desaparecem após 24 horas, a menos que eles são adicionados aos destaques do seu perfil. Você deve postar com mais frequência. Ele geralmente traz bastante engajamento. Use mensagens rápidas, mostre bastidores, coloque enquetes ou perguntas, frases motivacionais. Você pode ter um tom mais descontraído e informal nos stories, e deixe o conteúdo mais valioso (e denso) para o reels.
  • Vídeos - Quer mostrar os detalhes de um produto? Mostrar como se usa? como se faz algo? o testemunho de um cliente? um evento? ou resolveu fazer uma dancinha ou esquete? Use um vídeo! Geralmente os vídeos são incluídos nos Reels. O formato preferido do reels são clipes de vídeo verticais de 15 a 60 segundos que podem ser compartilhado em suas grade de perfil também. Ele é uma ótima maneira de envolver o seu público atualmente. Você pode postar vídeos verticais e de formato mais longo, e caso tenha engajamento o Insta recomendará o seu vídeo a outros públicos. Na verdade, esse é o formato preferido para ser divulgado pelo próprio Instagram. O que não quer dizer que você só deva postar no formato do reels, mas, certamente você não deve negligenciá-lo.

Acredito que você já conhece e interagiu com todos esses formatos no Instagram. Por isso, não vou me estender tanto para explicá-los. A grande sacada é fazer um planejamento mensal, e daí você escolhe o formato adequado para cada conteúdo. Com um calendário de postagens fica muito mais fácil para você ver o quanto tem planejado para cada formato, e variar entre eles.

Tipos de conteúdo para postar no Instagram

Abaixo algumas temáticas, ou tipos, de conteúdo que podem ser produzidos dentro da sua realidade. O formato, você escolhe, alguns tipos podem ser usados em mais de um formato (tipo, imagem ou vídeo).

  1. Bastidores - Publique conteúdo que mostre aos seguidores os bastidores da sua empresa ou do seu dia a dia.
  2. Motivacional - Citações e frases que se alinham com os valores da marca e que tem a ver com o seu público. Mostrar resultados também entra aqui. Tipo, "mais de duas mil pessoas já experimentaram o sabor de nossa pizza, e você?". Contudo, esse conteúdo deve ser verdadeiro, no sentido de que as citações devem estar em sintonia com a marca e clientes e os números corretos.
  3. Tutorial - Tutoriais e passo a passo guiam seus clientes através de instruções específicas para resolver problemas. O fantástico desse tipo de conteúdo é porque você sabe que quem chegam a um tutorial está lá para resolver um problema específico. E você pode ser a solução que ele estava procurando, ou seja, trata-se de um cliente em potencial.
  4. Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU) - Compartilhar postagens de seus seguidores (CGU) pode ser uma ótima maneira de construir um relacionamento com eles, se envolver com os seguidores dos seus seguidores, e ainda preencher o seu cronograma de conteúdo. Entretanto, escolha com sabedoria. O conteúdo do seu seguidor deve estar em sintonia com a sua linha editorial e/ou valores da marca.
  5. Estudos de caso e depoimentos - Esse tipo de conteúdo usa histórias reais para mostrar sobre o seu produto ou serviço. Através de histórias reais de clientes, você cria mais empatia e traz confiabilidade para a marca.
  6. Contar histórias - O famoso storytelling realmente funciona. Nesse tipo de conteúdo conta-se a história da sua marca ou algum acontecimento que a envolveu. Contudo, deve haver uma lição aqui! Ou seja, não é ficar contando vantagens, como a sua empresa é maravilhosa ou como você é talentoso. Deve ser algo que irá criar empatia com o público. Esse tipo de conteúdo envolve seus clientes em potencial e faz com que se identifiquem com a marca.

O melhor é que haja um equilíbrio do tipo de conteúdo em seu planejamento. Ou seja, se você só tem
estudos de caso, isso vai cansar o seu público, o mesmo se você só postar tutoriais. Caso consiga mesclar os tipos e temas com os formatos certos, você aumentará o seu alcance, conectando-se com mais clientes potenciais e informando-os sobre o seu negócio. Veja nesse post outras dicas de conteúdo!

Portanto, se você vai trazer um negócio pro Insta ou já tem e quer melhorar, acredito que essas dicas acima já são um bom começo. No geral, postar no Instagram humaniza a sua empresa por meio de recursos visuais. Há muitas maneiras de aumentar o alcance do seu negócio no Instagram. É uma plataforma dinâmica que oferece muitas maneiras de se conectar com possíveis clientes. Mas, lembre-se de estar atento a comentários, conversas e interações. Como trata-se de uma rede social, é normal as pessoas fazerem contatos, e você deve respondê-las. Logo, com bom conteúdo vem o relacionamento e daí bons negócios. Conte-me quais as suas maiores dificuldades no Instagram?



Link Citado: All-HashTag

© all rights reserved
made with by templateszoo