O Funil do Instagram e os Formatos de Conteúdo

Já ouviu falar do funil do Instagram? Faço uma relação do funil de vendas com o Instagram e como tirar bom proveito nas vendas. Vamos lá?


 Tenho ouvido ultimamente sobre o tal funil do Instagram. A expressão pareceu-me um pouco exagerada, tendo em vista que o funil de vendas está mais relacionado ao pretenso cliente do que à plataforma de vendas. Contudo, vale aqui uma reflexão sobre como o Instagram trata o seu público, em termos de algoritmo, e talvez, como tirar melhor proveito disso para alcançar objetivos em vendas. 

Geralmente, os funis seguem o modelo AIDA (Atração, Interesse, Desejo, Ação). Fiz uma analise sobre funis de venda NESSE POST, caso queira um panorama melhor, vale a pena ler. A dificuldade de se encaixar esse modelo nas redes sociais é fazer com que a postagem certa chegue a pessoa certa no momento oportuno. E uma das chaves para isso acontecer é olharmos para o formato correto de mídia. Claro que a máxima do marketing de conteúdo é super válida aqui: Faça conteúdo de qualidade, adequado ao seu público. 

Atração Com o Reels

Sabemos que os formatos de mídia (e como usá-los), podem influenciar o comportamento da sua audiência seja no Instagram ou qualquer outra rede social. Mas, para isso acontecer, ela deve ter sido impactada positivamente pelo seu conteúdo. Digo isso porque o topo do funil, que é chamado de atração, é aquele primeiro contato que a pessoa tem com a marca. Para chegar lá, ou seja, para esse momento de encontro acontecer, alguma estratégia deve ser usada para você aparecer. Geralmente, as melhores estratégias ou tem a ver com o conteúdo (temas nichados, hashtags, legenda bem escrita, engajamento), ou um anúncio. Por exemplo, vamos supor que alguém faça uma busca pela hashtag "bolo de pote" querendo uma receita. Daí ela encontra o seu post, que acaba atraindo-a ao seu perfil. 

O mesmo pode acontecer através de uma recomendação da plataforma, tendo em vista as curtidas dessa pessoa. Ou seja, você fez um reels de receita de bolo de pote, e o Insta recomendou o seu vídeo a essa pessoa, daí ela vai conhecer o seu perfil. A forma mais prospectiva de trazer a pessoa ao seu perfil é você anunciar, com um bom conteúdo sobre bolo de pote, ou impulsionar uma postagem sobre isso. Dessa forma, não adianta pensar em funil do Instagram sem antes pensar em estratégia, e conteúdo de qualidade. 

Os vídeos do reels são o melhor formato para ser "descoberto" no Instagram. Esse é o formato aberto a todos os públicos, e onde você encontra novos possíveis clientes. Vídeos bem-feitos são importantes para receberem engajamento e serem mais recomendados. Ou seja, quanto mais o seu vídeo recebe curtidas, comentários, ou é compartilhado, mais o a plataforma o mostrará a novas pessoas.

Encantamento com o Feed

Quando um novo visitante chega ao seu perfil, ele irá se deparar com suas postagens, no seu feed de perfil. Além dos vídeos de reels, como você já sabe, lá pode conter imagens e carrosséis de imagem. E a grande pergunta nesse momento é, "o que ele irá encontrar vai despertar mais interesse ou afastá-lo?". Uma coisa é certa, se você quer conquistar novos clientes e satisfazer os já existentes, é essencial postar conteúdos que agreguem valor ao seu público. A grande questão será fornecer ao seu público informações de alto valor que os ajudarão a ter uma vida melhor (solucionando algum problema). Cada postagem deve ser de alguma forma útil para o seu público. Aqui a atração (o momento de encontro) virará interesse e possivelmente desejo.

Esse encontro acaba sendo um "momento da verdade" onde a pessoa gosta do que vê, e começa um vínculo de confiança, ou não. O que pode levar a pessoa a tornar-se um seguidor e até um cliente. Nesse caso, ela será ainda mais impactada pelo seu conteúdo. Caso ela curta, ou comente, ou compartilhe alguma das suas postagens, possivelmente o algoritmo continuará mostrando os seus conteúdos para ela numa frequência cada vez maior. Talvez você já tenha notado isso, após curtir algum perfil, automaticamente o seu feed é alimentado com conteúdo dessa pessoa ou marca. Isso significa que terá a chance de encantar esse novo seguidor, mostrando muito mais de quem você é, faz ou vende. Assim, o seu conteúdo deve continuar a ter relevância. Para isso, suas postagens devem ajudar seu público a:

  • Pensar de uma maneira nova, ou “ver por outro prisma”.
  • Ter atitudes que antes não tinham (despertando ou incentivando).
  • Alegrar-se, divertir-se, ter um momento descontraído.
  • Aprender algo valioso.

Engajamento no Story

Enquanto o reels é a vitrine para o grande público, as postagens do seu feed impactam aqueles que te seguem, o story é a janela para os seus seguidores mais engajados. Além de poder enfatizar o que aparece no feed, aqui você pode e deve, comunicar-se de uma forma mais próxima com seus seguidores. Esse é o local para solicitar ações, fazer perguntas, interagir, mostrar coisas para um público seleto. Geralmente, o story é "mostrado" apenas para uma parcela mais engajada dos seus seguidores. Com isso em mente, você pode produzir um conteúdo mais focado em interação e uma comunicação mais específica. Voltamos aqui à questão de conhecer o seu público. Se você conhece bem o seu público sabe o que terá mais valor para ele. Conhecer a dor da sua audiência, as necessidades, os gostos, ajudará em muito escolher conteúdos que estejam em sintonia com eles, e isso é o que mais engaja. Considere postar stories com:

  • citações inspiradoras;
  • bastidores;
  • dicas rápidas;
  • enquetes (caixas de perguntas);
  • vídeos tutoriais;
  • curiosidades;
  • vídeos ao vivo;
  • imagens que vão motivar o seu público;
  • e por aí vai.

Como o story tem essa pegada mais "próxima", você também pode usar figurinhas, músicas e filtros. Contudo, não se esqueça da sua linha editorial, do "tom" da sua comunicação, pois, isso tudo influenciará na imagem que o público terá sobre a sua marca. 

Se você não tem certeza de quais tipos de conteúdo agregam mais valor ao seu público, experimente diferentes formatos. Assim, você descobrirá se os vídeos têm um desempenho melhor do que as fotos ou se o seu público realmente gosta de tutoriais e dicas. Teste uma variedade de formatos e veja quais ressoam melhor com sua audiência.

Portanto, falar de um funil do Instagram (específico) soa meio estranho aos meus ouvidos. Faz mais sentido para mim falar de conteúdo, formatos e o tipo de audiência. Quanto melhor for a experiência do público em seu perfil, maiores são as possibilidades de bons negócios acontecerem. Caso tenha algo a vender, anuncie, faça um vídeo de vendas no reels, destaque o porquê as pessoas precisam "daquilo" no feed com um carrossel, e faça uma interação sobre isso no story. Ah! Lembre-se sempre de deixar bem claro como a audiência pode adquirir esse produto ou serviço, e tenha um canal de atendimento ativo e competente. No fim das contas, é o bom marketing de conteúdo aliado a um atendimento encantador que faz toda a diferença nas mídias sociais. Concorda?



© all rights reserved
made with by templateszoo