Começamos um ano novinho em folha, e você como está? Tirou um tempo para descansar? O ano que passou foi brutal para muitas pessoas, e bem controverso para muitos profissionais de marketing. Então repito, já descansou? Como uma pessoa que viveu episódios crônicos de burnout no ano passado, digo que isso é importantíssimo para um 2023 produtivo. Uma das coisas que lidei bastante foram os bloqueios criativos. É horrível, e gostaria de falar um pouco sobre isso nesse post e como contorná-los.
A criatividade é necessária não somente para criação de campanhas publicitárias, mas, para análise de cenários, planejamentos e até gestão de crises. Uma mente boa faz muita falta na comunicação e marketing. Se você tem uma carreira que exige criatividade ou já precisou de uma solução criativa a um problema, você está ciente de como pode ser desafiador ser criativo sob comando. Os bloqueios criativos acontecem, seja por cansaço mental ou falta de inspiração. Como o meu desejo é que você tenha um ano maravilhoso, vou deixar algumas dicas para você desenvolver a sua criatividade e ajudar nesses momentos de bloqueios.
8 Atitudes Para Ser Mais Criativo
Como qualquer outra habilidade, você pode aumentar a sua criatividade com a prática e experiência. Sim, quanto mais você pratica, melhor fica. Existem também algumas atitudes que podem ser feitas para aquele insight criativo acontecer. Algumas ações podem ser a salvação num momento de bloqueio criativo. Veja como encorajar a sua criatividade a florescer:
- Trabalhe em um novo ambiente - É incrível o quanto uma mudança de cenário pode ajudar! Passe um dia em um coworking, ou trabalhe numa biblioteca, ou em um café. Outra forma disso acontecer é mudar o layout do seu escritório. Mude as coisas de lugar, pinte a parede de outra cor, coloque quadros. Quando fazemos as mesmas coisas no mesmo lugar, parece que temos a tendência de ter os mesmo pensamentos. Com um ambiente novo, desligamos o piloto automático e somos expostos a novos estímulos.
- Mentalize que está ajudando alguém a resolver um problema - Muitas pessoas despertam sua mente criativa ao resolver problemas ou emergências. Finja que está ajudando um amigo em apuros e deixe as ideias fluírem. Despersonalizar a questão parece liberar uma parte da mente que de outra forma estaria sufocada. Por exemplo, tem pessoas que são ótimas em dar conselhos e encontrar soluções para os outros, mas, quando lidam com os próprios problemas parecem não enxergar soluções. Essa é a razão! Já ouviu o ditado "casa de ferreiro, espeto de pau"? Tente sair do cenário e imaginar que você dará um conselho a um amigo para resolver (o seu) problema.
- Trabalhe em dupla - Já notou que quando você está com um amigo, ou colega de trabalho, consegue ter mais ideias criativas do que quando estão em grupo? Geralmente, o grupo acaba inibindo as ideias. Quando estamos com alguém que conseguimos nos soltar ao trabalhar, ficamos mais criativos. Separe-se do grupo e faça par com apenas uma pessoa. Façam um brainstorm para captar todas as ideias criativas que vierem à mente, e deixe a criatividade fluir cada vez mais. Quando um grupo grande faz um brainstorm é muito fácil ser passivo. Provoque-se forçando sua mente a mostrar sua criatividade ao amigo.
- Mude de turno - Se você normalmente escreve pela manhã, tente à noite. Mude sua rotina, tente ficar acordado até tarde ou acordar muito cedo e produza nesses horários. Se você tem um bloqueio criativo às 9 da manhã, trabalhe em outra coisa e tente novamente numa hora diferente do dia. Teste horários diferentes, coloque seu despertador para 3 da manhã e tente trabalhar por 20 minutos naquele projeto. Caso surjam ideias, anote tudo e continue no seu horário normal.
- Ouça uma música - Poucas coisas podem mudar o seu humor e obter aquela criatividade fluindo mais rápido do que uma música. A música atua no cérebro primitivo, uma parte diferente da mente que pode ativar a criatividade. Experimente diferentes tipos de música e veja o que funciona. Evite ficar apenas com seus artistas favoritos. Ramifique e ouça algo novo, especialmente música instrumental.
- Medite - A meditação é uma ferramenta útil para dar à sua mente uma pausa necessária. Geralmente o bloqueio criativo causa ansiedade, e muitas vezes, nervosismo. Ao meditar procure se desligar disso tudo, respire profundamente e pense em coisas boas. A meditação requer um pouco de prática, mas é mais fácil de aprender do que parece. Você descobrirá que seus pensamentos começam a se reenergizar. Sempre que eu medito gasto um breve tempo em oração, e ao final estou bem melhor. De forma simples e elegante as soluções frequentemente se revelam após um curto período de meditação.
- Hidrate-se - Pegue um copo d'água! Seu corpo é principalmente água. Mesmo um pequeno grau de desidratação faz com que todos os tipos de processos biológicos enlouqueçam. Ao menor sinal de bloqueio criativo, reserve um minuto para beber um copo grande de água. Geralmente eu fico mais produtivo quando estou me hidratando melhor.
- Faça exercícios - Tente sair para fazer um pouco de exercício. O artista John Denver frequentemente comentava que todas as suas melhores canções foram escritas imediatamente após uma atividade emocionante ao ar livre. Porém, você não precisa fazer nada radical. Uma simples caminhada tem um poder gigantesco. Ao caminhar o fluxo sanguíneo em suas veias e artérias aumentará, oxigenando sua mente e melhorando o seu desempenho. Uma volta o fará bem e trará estímulos.
Agora, preste atenção! Caso tente todas essas técnicas e nada funcione, sua criatividade realmente não está ativando como costumava ser, o problema pode ser maior do que apenas um bloqueio temporário. O ideal é procurar um médico e fazer uma avaliação. Pode ser um indício de burnout, uma crise de stress ou algo parecido. Trate com seriedade e certamente irá melhorar.
A criatividade não surge mecanicamente apertando um botão. Há momentos em que a criatividade é necessária, mas ela não aparece. Ao invés disso, surgem a falta de criatividade e bloqueios. Além da prática, tente essas dicas na próxima vez que sentir-se sem inspiração. Se uma estratégia não produzir os resultados desejados, tente outra. Assim, você liberará a sua criatividade sob demanda.
Como está a sua criatividade? Que neste ano não lhe faltem criatividade, saúde e paz!