Essa ferramenta de "Modo Profissional" oferece aos criadores de conteúdo a capacidade de criar uma presença pública e obter acesso a ferramentas profissionais que antes estavam disponíveis apenas para fanpages (páginas de empresas), usando o mesmo perfil que já possuem no Facebook. O próprio Facebook disse que vê o modo profissional como uma forma do produtor de conteúdo “conquistar seguidores públicos, ganhar dinheiro com vários programas de monetização e se conectar com seu público de maneiras mais significativas”. Faz tempo que você não vai lá no Face? Ele não morreu não.
Monetizando no Facebook
Criadores de conteúdo podem configurar o perfil e ter acesso a recursos de monetização e ferramentas de análise, como o programa de bônus Reels Play do Facebook, que permite que você ganhe dinheiro com os Reels compartilhados (melhor que o TikTok). O modo Profissional também oferece aos criadores qualificados acesso ao "Stars", que permite ganhar dinheiro diretamente de seguidores em Reels, ao vivo e vídeo sob demanda.
No caso de vídeos mais longos, foi anunciado a possibilidade de habilitar espaços de anúncios pagos antes, durante e depois. A empresa também está testando anúncios no Facebook Reels no modo profissional com um grupo seleto de criadores em todo o mundo. A empresa diz que o formato de anúncio se integra aos Reels colocando anúncios nos Reels ou entre os Reels em loop. Ou seja, o criador de conteúdo ganha e o Face também. E ainda está implementando a possibilidade do criador de conteúdo habilitar assinaturas, dando a opção de compartilhar conteúdos exclusivos para assinantes.
Moderação Sempre
Obviamente a ideia de oferecer vantagens ao produtor de conteúdo é para manter o público ativo. E com interação e engajamento, comentários surgem nas postagens. Então, o Facebook introduziu mais uma ferramenta para controle e moderação de comentários. O Gerenciador de Comentários facilita a evitar os haters e responder comentários mais importantes. Em seu perfil, clique na opção "painel profissional" e nas ferramentas você encontrará o "gerenciador de comentários". Ele possui um sistema de busca que pode incluir emojis, nomes e datas dos comentadores, e realizar ações em massa, como curtir ou ocultar.
O novo gerenciador de comentários também oferece estatísticas e automação. Com ele é possível pré-definir critérios para moderação dos comentários, como ocultar comentários com linguagem ofensiva. Assim, o criador de conteúdo pode ver no final do mês quantos comentários foram ocultados, quantos foram curtidos e por aí vai.
O líder dos programas de segurança para criadores do Facebook chegou a dizer em um comunicado: “Recentemente, expandimos o Moderation Assist e introduzimos um Creator Support Hub no ano passado. As atualizações de hoje permitem que os criadores pesquisem comentários com muito mais facilidade – por palavra-chave, data, emoji e muito mais – e realizem ações em massa em relação a eles, como gostar ou ocultá-los. Nosso objetivo com essas ferramentas é dar aos criadores de conteúdo tempo para fazer o que fazem de melhor – criar conteúdo e construir sua comunidade.” E disse ainda, “Criar ferramentas que ajudem a manter os criadores e suas comunidades seguras é fundamental para os esforços dos criadores de conteúdo do Facebook, e continuaremos a investir nisso”.
No ano passado, a empresa expandiu o acesso ao suporte de agente de bate-papo ao vivo para criadores qualificados e lançou recursos de moderação no modo profissional. A Meta diz que está focada em fornecer aos criadores mais ferramentas e controles de moderação de comentários. Ou seja, ainda veremos outras novidades em breve.
Certamente essa preocupação traz algumas sinalizações em termos de estratégias de marketing para os profissionais. Uma delas é estar atento aos influenciadores do Facebook, que agora podem divulgar marcas com melhores opções de monetização. Eles podem ser aliados na divulgação de marcas e produtos. A outra é que não podemos ignorar o Facebook em uma estratégia séria de marketing digital. Além de ser a rede social com a maior base de inscritos, os constantes investimentos e apoio da Meta à plataforma sinaliza força e longevidade da rede social. Contudo, o principal é que enquanto houverem criadores de conteúdo ativos na rede, haverá audiência. E para marcas e prestadores de serviço, estar bem posicionado nessa rede é bem importante.
O outro lado, como criação de conteúdo, também é beneficiado com estratégias no Facebook. Talvez, ter o seu conteúdo por lá possa trazer bons resultados no final do mês. Devido a algumas características próprias, uma estratégia específica para o Facebook pode potencializar os ganhos.
E a sua estratégia com o Face como está? Vamos fazer um check list para deixar tudo certo no seu perfil por lá? Clique no banner abaixo, tem um dica muito boa!
.
.