Andando no comércio percebi algumas lojas em reformas, outras mudando a vitrine, enfim, o comerciante cuidando do seu ponto de venda. E o perfil da sua rede social, como anda? Será que precisa de uma reforma também? Ou melhor dizendo, aquela "otimizada" para deixar mais atraente.
Imagine que você precisa comprar um chuveiro novo e vai ao comércio. Quando chega ao local e estaciona o seu carro, logo vê duas lojas, uma ao lado da outra, e resolve fazer uma breve pesquisa. Na primeira loja que você entra, a fachada está ilegível, com traços aparentes que precisa de uma reforma. Ao entrar na loja percebe a poeira, um monte de produtos amontoados, um balcão e não tem ninguém para lhe atender. Apesar de achar o ambiente meio esquisito, você insiste e chama por alguém. Chega uma pessoa do outro lado do balcão, mastigando algo, e pergunta como pode lhe ajudar. Você explica que precisa de um chuveiro novo. Então o vendedor começa a procurar o seu produto. Até que, com certa dificuldade, encontra-o e traz até você. Você olha o produto, com a embalagem violada, empoeirado, e questiona se é novo mesmo. O vendedor pega um pano para tirar a poeira, e diz que é novinho. Após informar o preço, você decide olhar na loja vizinha.
Ao sair daquele ambiente, você já sente um alívio. Dirige-se à loja vizinha, percebe uma fachada bem diferente, onde o nome da loja e a sua marca estão bem legíveis.
Ao entrar percebe tudo organizado e limpo. Um funcionário uniformizado vem lhe atender, oferecendo ajuda. Então, você informa que precisa de um chuveiro novo. Ele lhe mostra a seção de chuveiros, onde você já consegue visualizar os modelos, bem organizados e limpos, com o preço à vista. O funcionário lhe pergunta como é a instalação do chuveiro antigo, a amperagem da tomada, as especificações do disjuntor, e vai explicando sobre o funcionamento de cada modelo. Ou seja, há uma interação e um conteúdo de qualidade. Acho que não preciso me estender nessa história, não é verdade? Estou certo que você compraria na segunda loja, e aposto que ainda levaria outros produtos também. Foi o que fiz! A única coisa que eu não entendo, é porque as pessoas tendem a achar que no ambiente online é diferente.
“Quando uma marca consegue transmitir confiança e credibilidade aos consumidores, tudo o que é vendido por ela tende a ser valorizado.” (Holmer, Camille)
Imagine se você fosse à página de mídia social de uma empresa e visse que ela não tinha uma foto de perfil, quase não tinha informações sobre a empresa e não era muito ativa (último post já é antigo). Será que você se conectaria com esse perfil? Provavelmente não. Por isso, é essencial que você otimize o seu perfil de mídia social. O seu perfil deve ser o mais atraente e informativo possível. Vamos otimizar o seu perfil torná-los mais atrativo? A seguir um passo a passo para isso.
6 Dicas Para Otimizar o Seu Perfil
Dependendo da mídia social onde você está, as dicas abaixo podem mudar um pouco. Mas, a ideia pode ser aplicada.
- Selecione um nome de usuário profissional - O ideal é que o nome de usuário seja o seu nome ou o nome de sua empresa. Em outras palavras, evite a todo custo algo do tipo DanyFlorzinha97. Isso parece pouco profissional e não o preparará para o sucesso. Na verdade, nomes assim passam pouca confiabilidade, e esse é um quesito essencial hoje em dia.
- Use uma foto de perfil de qualidade - Quer seja uma fotografia sua ou o seu logotipo, utilize uma imagem de qualidade. Idealmente, a foto deve ter sido tirada profissionalmente ou o logotipo num arquivo com boa resolução. Lembre-se que a foto (ou avatar) é uma das primeiras coisas que as pessoas veem quando clicam no seu perfil de mídia social.
- Escreva uma seção “Sobre” atraente - Já me deparei com pessoas sem saber o que escrever nessa parte. O mais importante é deixar claro sobre o que o seu negócio é. No caso do Instagram, pode ser feito com criatividade. Porém, a ideia é que o visitante consiga saber rapidamente do que se trata o seu perfil. Se tiver uma proposta de valor e couber pode colocar, e a principal palavra-chave do seu negócio também.
- Faça uma capa profissional - Quase todas as plataformas de mídia social permitem que você carregue uma imagem de capa. Aproveite esse espaço para algo que tem a ver com você ou sua empresa, que seja bem feito e que traga uma mensagem. Essa será a sua "fachada".
- Insira suas principais informações de contato - você deve facilitar ao máximo o contato dos visitantes, e clientes em potencial. Geralmente, apenas pessoas que se interessaram pelo seu negócio entram em contato. Porém, caso elas não saibam como, costumam ir embora.
- Cuide do seu perfil com excelência - Ao otimizar seu perfil geral, pense que ali está a sua empresa online (ou casa). Ou seja, se você tivesse uma loja física, como ela seria? Seu perfil de mídia social deve ser levado a sério nesse nível.
Já vi empresas com escritórios maravilhosos, mas com perfil horroroso nas redes sociais. Se o seu perfil de mídia social for uma bagunça, jogado às traças, e não tiver uma boa aparência, há uma boa chance de você afastar visitantes e clientes em potencial. Mais importante do que ter um perfil nas redes sociais, é que ele esteja muito bem cuidado e atualizado. Um perfil completo e otimizado auxiliará até nos buscadores. Claro! Não deixa de ser uma estratégia de SEO. No mais, é só ir postando conforme um cronograma, mas, isso é papo para outro post. Volto à pergunta, como está o seu perfil das redes sociais?