O que temos visto é uma grande preocupação das mídias sociais em duas vertentes, anunciantes e produtores de conteúdo. Uma briga que promete render boas novidades. Como por exemplo, inteligência artificial e automação. Neste contexto, os profissionais de marketing devem se ater cada vez mais a um bom planejamento e diagnóstico, pra não ficar vendo a verba de campanha "escoando pelo ralo" nas plataformas. Ou seja, profissionalismo e dever de casa bem feito.
Twitter - Conheça Linda Yaccarino
Elon Musk anunciou em sua conta do Twitter no dia 12 de maio o nome da nova CEO do Twitter. Ela é uma especialista em publicidade global e parcerias, teve uma brilhante atuação na NBC Universal, e cuidará exatamente dessa área do Twitter. Sócios e analistas viram a mudança com otimismo, e parece que em breve veremos novidades nessa área do Twitter. A verdade é que houve uma queda de anunciantes na plataforma, o que deve mudar daqui para frente. Só o fato dessa notícia apaziguar a grande comunidade e acionistas, já foi uma grande vitória. (Outra vitória foi ver os memes da versão feminina do Elon Musk como sendo Linda Yaccarino, rsrs).
Você já anunciou no Twitter? Conte-me como foi a sua experiência!
I am excited to welcome Linda Yaccarino as the new CEO of Twitter!@LindaYacc will focus primarily on business operations, while I focus on product design & new technology.Looking forward to working with Linda to transform this platform into X, the everything app. https://t.co/TiSJtTWuky— Elon Musk (@elonmusk) May 12, 2023
A verdade é que possivelmente ainda veremos outras mudanças no Twitter, e talvez até o nome possa mudar. Com uma CEO focada na área comercial, Elon Musk focará na inovação e melhoria do aplicativo. E acredite, nisso ele é muito bom! O Twitter tendo um gênio focado em melhorias tecnológica, e com recursos em abundância, eu já aposto que será um player muito forte em 2024. E pra finalizar, lembre-se que em termos de inteligência artificial, Elon Musk (e a Tesla) já está nesse ramo há um bom tempo. Tudo indica um novo Twitter melhorado em breve (Twitter X?). O que acha?
TikTok Preocupado com Engajamento e Performance
A gigante chinesa TikTok anunciou o lançamento de ferramentas educacionais em sua plataforma TikTok Business, para ensinar as marcas como engajar melhor os anúncios na rede social. Trata-se do TikTok World 2023, com vídeos educacionais para ajudar possíveis anunciantes a entender melhor a publicidade na plataforma. Dentre os tópicos estão branding, comércio, desempenho e criatividade. E não são apenas videoaulas, o tal hub, traz ferramentas para ajudar gestores de marketing (especialmente gestores de anúncios) com a publicidade na plataforma.
Além do World Hub, a plataforma chinesa também trouxe o TikTok Fundamentals. A ideia é auxiliar os anunciantes melhorar os resultados de suas campanhas publicitárias na plataforma. Também na linha educacional, a empresa aconselha investir três pilares para o sucesso nos anúncios:
- Combustível - Fornecer corretamente os dados e material criativo para os anúncios.
- Construção - Começar com uma estrutura de conta e campanha mais simples; partir para uma segmentação escalonável, não limitando o público; e programar um orçamento para conseguir passar da fase de aprendizado da campanha e ter resultados.
- Automatizar - Utilizar as soluções da plataforma de anúncios como "desempenho inteligente" (SPC), "otimização do orçamento" (CPO) e "criativo inteligente" (Smart Creative).
Profissionais de marketing, especialmente gestores de tráfego, sabem que não é muito saudável em termos de otimização da verba de campanha, deixar a plataforma escolher o que fazer com o seu anúncio, especialmente para verbas limitadas. Mas, o Google também sugere algo parecido com seus formatos de anúncio, o que não recomendo. Contudo, essa iniciativa não deixa de ser uma tentativa de ajudar, e incentivar, os anunciantes na plataforma.
E como a base de toda mídia social são os criadores de conteúdo, o TikTok ainda anunciou nesta semana o Effect Creator Rewards, um programa especial de monetização. Funciona como uma espécie de recompensa por engajamento das publicações que utilizarem determinado efeito de vídeo. Serão disponibilizados 6 milhões de dólares, premiando conquistas. Para início, cada vídeo com 500 mil engajamentos num prazo de 90 dias da publicação, o produtor será premiado com 700 dólares. Depois de desbloquear a conquista inicial, a cada vídeo com 100 mil, novos prêmios. Infelizmente, não está disponível para o Brasil ainda. Veja abaixo:
Introducing Effect Creator Rewards! Use the link below to get started creating and share your effects with the world. pic.twitter.com/mZ6koOZ2wh
— Effect House (@effecthouse) May 16, 2023